Idiomas

  • Português
  • English

O melhor molho de Soja do mundo, agora na Golegã

 
soja

Foi a partir do passado mês que a Mendes Gonçalves passou a receber o melhor Molho de Soja do Mundo graças à parceria celebrada com a empresa Kikkoman.

 

A Kikkoman (www.kikkoman.com) é uma empresa que produz molho Soja e tem diversas fábricas no mundo, sendo por isso especialista e também a maior produtora deste molho para Sushi.

Com esta parceria a Mendes Gonçalves passou a dispor de Molho de Soja de alta qualidade para engarrafar nas marcas que produz. 

 

A origem do Molho Soja: 

É conhecido em todo o mundo pelo nome japonês "shoyu", mas na realidade tem origem chinesa.

Surgiu entre 1134 e 246 a.C., na dinastia Zhou, de uma pasta rústica, chamada sho ou mesho, feita de grãos de soja mofados e fermentados. O processo, tinha como objectivo, no início, apenas de preservar os grãos. Porém, percebeu-se que poderia ser usado também para conservar outros alimentos (e daí a se tornar tempero foi um passo.) 
No ano 710 chegou ao Japão mas só no século XV é que os japoneses criaram dois novos molhos: o molho líquido, shoyu, e o tempero pastoso, missô.

Apesar da industrialização deste molho, é importante referir que a receita tradicional continua necessitar de pelo menos seis meses - entre fermentação e envelhecimento - para obter as características óptimas de textura e sabor. 

 

Como utilizar:
Além de acompanhar sushis e sashimis, o molho Soja é usado para aromatizar, dar cor e substituir o sal numa grande variedade de saladas e em pratos feitos com legumes, carnes, aves, peixes e frutos do mar.
 

A propósito, já conhece a nossa linha Sushi? Descubra-a AQUI>>